12 de novembro de 2009

Deixe seu cão feliz: enriquecimento alimentar, ocupacional e cognitivo

O Enriquecimento Alimentar

Acrescentar desafios à refeição é proporcionar mais diversão ao cão. Esse é um enriquecimento muito eficiente e prático.

Sabor de Conquista

- Esconda a comida: em vez de servir ração num único comedouro, distribua-a em diversos potes menores e esconda-os em diferentes pontos da casa. Deixe o cão encontrá-los para comer.
- Ofereça alimentos “empacotados”: sirva a ração pondo-a alternadamente dentro de uma caixa de cartão vazia – pode ser de leite, de cereais matinais ou de pizza - e deixe o cão se divertir destruindo-a e comendo o conteúdo (lembre-se que haverá pedaços de caixa para recolher). Supervisione no começo. A brincadeira não é adequada para cães que engolem o cartão.

Enriquecimento Ocupacional

Ter o que fazer é tudo o que o cão precisa para não se tornar incômodo.
Roer: alivia a tensão
Roer: alivia a tensão
- Dê objetos para roer: mastigar e roer exercita os músculos da mandíbula, alivia tensões e distrai o cão. Ofereça objetos para esse fim, como ossos de nylon ou naturais, casca de coco verde, etc. Há cães que se divertem abocanhando um pneu velho deixado no chão. Uma simples caixa de papelão pode proporcionar bastante diversão (retire eventuais grampos e demais itens de metal). O interesse pode ser aumentado com recompensas postas nas partes ocas desses objetos. Por exemplo, ração pastosa no oco de um osso, deixando a mistura no congelador por 24horas; pedacinhos de petisco nas frestas de um osso de couro; guloseimas na parte interna do pneu. Objetos para roer e destruir não são recomendados para cães que vivem em grupo – podem causar disputas e agressividade;
- Pendure um objeto para ser agarrado: pendure uma corda presa com elástico resistente de modo que faça um efeito vai-e-vem quando o cão puxa e solta. O Brinquedo Home Alone (http://tinyurl.com/puxador) desempenha esse papel. Ou pendure um peneu velho para o cão agarrar e se pendurar (certifique-se de que agüenta o peso do cão).
- Instale uma portinhola: permita ao cão, que tem acesso ao interior e interior da casa, variar o ambiente sempre que quiser.
Providencie uma área livre para cavar: se o cão gosta de cavar, faça uma caixa de areia ou encha uma piscina infantil rasa com areia. Para tornar a escavação mais divertida, enterre vegetais ou frutas, como melão, maça, alface, abóbora, melancia, cenoura e salsão.

Problemas por falta de estímulos

A vida pobre em estímulos é responsável por diversos possíveis desvios comportamentais
- Agressividade;
- Ansiedade: agitação, destrutividade (roer móveis, objetos ou estragar o jardim), urinar ou defecar fora do lugar habitual;
- Apatia ou depressão;
- Automutilação: lambedura excessiva de uma ou mais patas, principalmente as dianteiras, ocasionando feridas, e mordedura das patas ou da calda;
- Busca exagerada por atenção: cães que andam o tempo todo atrás do dono, pedindo carinho ou trazendo brinquedos;
- Desordens alimentares;
- Desordens compulsivas: perseguir sombras, aves, moscar, brilhos, etc;
- Excesso de energia acumulada;
- Fobias;
- Latidos em excesso.
- Ofereça um local para o cão se molhar: se ele gosta de água, encha uma piscina infantil. Para tornar mais atraente, ponha algo flutuante como brinquedos, petiscos, pedaços de cenoura ou uma maçã inteira. Supervisione enquanto cão se diverte. Instale a piscina em local não acessível livremente pelo cão, para evitar acidentes. Se o cão gostar de água e de cavar, alterne semanalmente água e areia. Uma boa opção para oferecer atrações flutuantes é usar um balde.
- Dê-lhe um bicho de pelúcia: ter um objeto como uma bola ou um bichinho de pelúcia ajuda muitos cães em diversas situações, como por exemplo, quando não estão entendendo a comunicação com seus donos ou quando sentem-se amedrontados ou ansiosos. Cuidado com cães dominantes e possessivos – eles podem usar esses objetos para reforçar a dominância perante os donos. E atenção com pequenas peças, como olhos e ponta do nariz. Devem estar firmemente fixadas,. Depois de o objeto ficar “velhinho” ou sujinho, substitua-o gradativamente por outro semelhante.

Enriquecimento cognitivo

Aqui você estimula a mente o cão
Treinar com reforços positivos: excelente enriquecimento
Treinar com reforços positivos: excelente enriquecimento
- Treine comandos e truques com o cão: o cão interage, se diverte e ganha prêmios. Um canal de comunicação é aberto com o animal, ele se torna melhor adaptado ao convívio humano, cumpre tarefas e sua memória é trabalhada. Nas aulas, ele ainda tem contato com outros cães e pessoas e aprende que você está no comando. Para os comandos não serem esquecidos, incorpore-os nas atividades diárias. Por exemplo: só sirva a comida depois de ele obedecer o “senta” ou “deita”, comande “fica” antes de ir pegar a coleira para passear, etc. O treinamento por reforços positivos é considerado um excelente enriquecimento ambiental.

Para detectar gostos e afinidades do seu cão

Por meio de observação e de interações sociais e de brincadeiras controladas por um adulto supervisor, é possível conhecer as preferências do cão. Pode-se também fazê-lo “escolher” seus lugares preferidos, como o que ele mais gosta para descansar.
- Desafie-o com brinquedos contendo petiscos: essa é uma maneira divertida de alimentar o cão, inclusive de oferecer a ele toda a porção de ração que come durante o dia. Pode-se usar uma garrafa pet (remova antes eventuais anéis de plásticos) ou brinquedos especiais para este fim. Para experimentar a garrafa, comece fazendo oito buracos nas laterais, com faca ou objeto quente (evita que pontas cortem a boca ou língua do cão). Estude o tamanho dos buracos. Se forem grandes demais, sairá ração em excesso (o cão rapidamente acabará com a brincadeira), se pequenos demais, os grãos de ração não sairão (a frustração levará o cão a desistir). Quanto aos brinquedos, há modelos para por ração seca ou petiscos, como o Puga, da Buddy Toys, o Cubo (Buster Cube) e a bola Roll-A-Treat. Existem ainda outros modelos em tinyurl.com/cognitivos. No mais conhecido deles, o Kong, pode-se misturar ração seca com comida pastosa ou em lata (úmida), para o cão retirar alimento de dentro do brinquedo com a língua. Quando ele fizer isso facilmente, deixe o brinquedo já recheado no freezer por uma noite, para aumenta a dificuldade. No início, é bom facilitar o uso de todos esses brinquedos. Pode-se, ainda, estimular o cão colocando manteiga de amendoim ou queijo cremoso próximo ao local de onde sai a comida. Depois, aos poucos, aumenta-se o grau de dificuldade, para entreter o cão por mais tempo.
Fonte: Revista Cães & Cia
http://www.clubeshihtzu.com.br/todas/materias/deixe-seu-cao-feliz-enriquecimento-alimentar-ocupacional-e-cognitivo

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br